Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 2.9/5 (56 votos)

ONLINE
3

Partilhe esta Página

Povos indígenas na América Latina
Povos indígenas na América Latina

https://img.comunidades.net/ald/aldeiafilhosdessaterra/indigenas_ame.png

Introdução

Os povos indígenas da América Latina são os principais pilares desta região, por ter um legado de anos com uma estrutura étnica e cultural que leva a conformar diferentes formas de vida e, portanto, uma grande diversidade de costumes, tradições, alimentos, danças, canções etc.

A identidade de muitos países que compõem o continente americano está intimamente relacionada com as atividades que foram realizadas por gerações dentro de uma sociedade que hoje chamamos de povos indígenas; mas este termo tem sido usado nos últimos anos como um meio de garantir os direitos humanos a pessoas que, de acordo com a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Artigo 1.1. (b), afirmam que: " para os povos em países independentes, considerados indígenas pelo fato de descendentes de populações que viviam no país ou em uma região geográfica à qual o país pertence no momento da conquista ou colonização ou do estabelecimento das atuais fronteiras estaduais e que, qualquer que seja sua situação legal, eles mantêm todas as suas próprias instituições sociais, econômicas, culturais e políticas, ou parte delas"

Portanto, significa que a grande maioria da população das Américas deve aplicar-se apenas aos países que o ratificaram, que são apenas vinte e dois [2] ̶ sendo um número muito pequeno e a grande maioria pertence. para os Estados Unidos, mas o fato de assinar um acordo não significa que eles estão realmente tomando providências para poder fornecer tudo o que eles têm comprometido e as razões podem ser muitas, tanto do governo quanto dos próprios povos indígenas, já que muitos deles são muito longe da comunicação, e isso dificulta a tarefa de cumprir compromissos. A importância de assinar a convenção é estabelecer um compromisso de conceder direitos civis e políticos, dos quais muitos deles atualmente não têm conhecimento e ainda assim não deve haver justificativa para o governo não concedê-los.

Atualmente, no continente americano, e especialmente na América Latina, existem cerca de 522 povos indígenas, o que significa que em toda a região essas comunidades estão em que a maioria delas não possui serviços que o Estado deva fornecer. Mas o número anterior não mostra todas as sociedades que vivem em total isolamento e que apesar de vivermos no século XXI, não temos grande conhecimento delas ou de nós, isso porque elas estão em lugares sem comunicação.

https://img.comunidades.net/ald/aldeiafilhosdessaterra/Indigenas.jpg

Povos indígenas na América

Os povos indígenas possuem grandes e antigas heranças culturais, com profunda independência de sistemas sociais, econômicos, ambientais e espirituais; mas, apesar disso, são os mais vulneráveis, marginalizados e desfavorecidos.

Na maior parte do continente americano são estabelecidas inúmeras comunidades que possuem uma estrutura social muito diferente do resto dos diferentes territórios e onde todos esses povos indígenas têm um conhecimento do ambiente natural, profundo, variado e enraizado local Como as terras e territórios indígenas tradicionais abrigam cerca de 80% da biodiversidade

Atualmente os países da América com mais povos indígenas são: Brasil com 734.127 pessoas; Colômbia com 1.392.623; México com 9.504.184; e o Peru com 3.919.314. Estes números mostram apenas uma pequena parte da população indígena do que eram algumas décadas atrás.

Cada uma dessas sociedades conserva costumes e tradições que foram transmitidas de geração em geração. Mas, apesar disso, no presente são os que mais sofrem com a discriminação, com a linguagem que falam, com o vestuário ou com a aparência física; mas isso não é o fim da história, porque também da parte de diferentes governos não implementaram as condições para incluí-los nos sistemas democráticos. O que é demonstrado é que eles não têm direitos civis ou políticos.

 

Nos últimos anos, os governos de vários países buscaram formas de proteger os povos indígenas que vivem no território de seu país, devido a muitas críticas recebidas de diferentes Organizações Não-Governamentais ou Organizações Internacionais. que são responsáveis ​​pela proteção dos Direitos Humanos, fizeram vários acordos ou adotaram medidas específicas para proteger as comunidades indígenas. Entre as maiores conquistas alcançadas atualmente, está a assinatura da Convenção 169 da OIT, que é um instrumento legal vinculante, que tem vários princípios e critérios básicos, como estilos tradicionais de vida, cultura, organização social, instituições políticas e seus próprios e viver em continuidade histórica em uma determinada área, tudo acima com o propósito de descobrir os povos que se destinam a proteger. Dos vinte e dois países que ratificaram a Convenção, 17 pertencem à América, o que mostra que eles estão de alguma forma comprometidos em realizar ações para a proteção dos povos indígenas; mas, mesmo assim, não conseguiram alcançar grandes progressos devido à escassez de recursos econômicos para cobrir todas as despesas.

Povos indígenas isolados

https://img.comunidades.net/ald/aldeiafilhosdessaterra/awa.png


Deve-se notar também que em várias partes do continente, especialmente na América Latina, povos ancestrais foram estabelecidos, e que foram preservados devido ao lugar onde vivem, como os Awá da Amazônia brasileira que vivem nas profundezas da selva e estão muito longe das principais cidades, além disso não há acesso à comunicação, fazendo com que não haja conhecimento das atividades a que se dedicam, o modo de vida, educação, saúde, etc.

Em muitos países das Américas, os diferentes governos quiseram tomar medidas para reconhecer as comunidades que existem em seu território, mas todos esses planos desaparecem quando não conseguem acessar certas regiões onde nunca exploraram antes e até quando eles entendem que o verdadeiro problema começa quando eles não encontram uma maneira de se comunicar, porque você não tem pessoas que falam a mesma língua.Mas assim como os governos não fazem nada para ajudá-los, eles não fazem nada para protegê-los dos perigos que estão assombrando-os nos últimos anos, e isso ocorre porque muitas empresas estão chegando

aos lugares onde vivem e estão tirando todos os recursos naturais. , começando com água, madeira e alguns alimentos, o que está causando essas comunidades estão em grande perigo e, especialmente, que estão à beira de desaparecer.

Conclusão

 Os povos indígenas ao longo de muitos séculos foram os donos da terra em que vivemos; mas com todo o processo de globalização e urbanização que está removendo grande parte do território onde viviam, fazendo com que têm de migrar para os lugares mais remotos das cidades para manter a sua identidade. Mesmo quando muitas pessoas sabem da importância dos povos indígenas em seu modo de vida, organização, conhecimento, cultura e contribuições infinitas que nos fazem; Uma grande parte das populações das Américas não aceita essas comunidades e as discriminam, porque não falam a mesma língua ou por causa de sua vestimenta. Muitas vezes pensamos em proteger as comunidades indígenas, por amá-los fazer o bem e buscar muitos pretextos para intervir no território onde vivem, mas na maioria das vezes todos eles provocam deve ser visto como vulnerável, quando na verdade tão complexo e boa é a sua estrutura social, que não necessitam de interferência interna, mas tudo que eles precisam é que eles sejam respeitados seus espaços de vida e, especialmente, estilo de vida, para que você não alterar suas vidas e costumes Eles enriqueceram os países americanos por tanto tempo. É realmente difícil saber quais serão as ações tomadas pelos diferentes governos em torno da situação dos povos indígenas; mas o que está claro é que, se a partir deste momento nada for feito para dar-lhes um lugar importante dentro de cada sociedade, essas comunidades indígenas desaparecerá junto com todo o seu legado.

https://img.comunidades.net/ald/aldeiafilhosdessaterra/DSCF1527.jpg

Indigena Boliviano

Ervin Elar Jimenez Vargas

Atagualpa Yupamqui

DDHH-DIH